CASA & CIA

Descontração e aconchego para o quarto ‘teen’
A preocupação com a segurança, com o colégio, com os amigos e todo o universo que envolve a vida dos adolescentes mudou a dinâmica da família moderna, fazendo com que muitos pais começassem a proporcionar aos seus filhos, dentro dos dormitórios, um espaço aconchegante, moderno e funcional. Segundo a designer de interiores Cláudia Everaldo, manter os filhos adolescentes a maior parte do tempo dentro de casa, com muito conforto, é quase uma unanimidade entre os pais.
“Ao planejarmos um ambiente para adolescentes, na faixa de 12 a 17 anos, temos que pensar num local descontraído, que eles curtam e gostem de ficar, seja na companhia de amigos, seja sozinhos, desenvolvendo alguma tarefa”, diz Cláudia. Ela diz que há muitas opções para a decoração do quarto e lembra que, para os que gostam do estilo mais “clean”, um tapete ou um almofadão colorido, além de colchas e outros pequenos detalhes, formam um conjunto que pode ser trocado conforme a ocasião ou o gosto.
Uma outra maneira de agradar muito aos representantes dessa faixa etária é ter, no quarto, uma cama auxiliar. “Eles adoram receber amigos para dormir em casa”, observa Cláudia. E quem é que nunca passou uma noite inteira acordado, trocando confidências com o melhor amigo ou a melhor amiga?
MENINOS E MENINAS – Como as meninas gostam de curtir o quarto muito mais que os meninos, uma maneira de atrair os garotos para dentro de casa é contar com a ajuda dos eletroeletrônicos, como computador, tevê, um aparelho de som, entre outros. Para garantir espaço, o ideal são os projetos personalizados, inclusive com móveis sobrepostos que poupam espaço de movimentação, fazendo com que “o morador” desse quarto receba os amigos com tranqüilidade.
CORES – Para que um quarto de adolescente fique legal, é importante determinar uma temática. Sendo assim, o caminho para a decisão das cores facilitará muito, pois pode-se aplicar tons diversificados em vários acessórios e não somente na parede. No caso dos móveis, por se tratar de elementos grandes, é aconselhável que se utilize cores claras em tons pastel, combinando com puxadores em aço escovado ou pintado.
Muitas meninas ainda fazem questão do rosa, mesmo num pequeno detalhe dentro do quarto. Mas Cláudia afirma que tanto o verde quando o laranja, o amarelo e o vermelho são ótimas opções de cores. O rosa, por se tratar de uma mistura do vermelho com o branco, deixa o ambiente muito suave, calmo e romântico. Os acessórios são importantíssimos, mas é bom lembrar que sejam em tons suaves, nunca cores escuras – no caso dos quartos femininos. Vale lembrar ainda a necessidade de que os pertences devem estar sempre à mão.
DECORAÇÃO – Fundamental também são as áreas de estudo, que podem ser compostas por uma bancada ou escrivaninha, e prateleiras – que dispõem superbem os livros, cadernos, computador e até porta-retratos com as fotos de amigos e familiares. No caso de meninas, fotos de amigas caiem muito bem, num espaço com iluminação direta e indireta.
AJUDA DO FENG SHUI – Fase de transição, a adolescência necessita de equilíbrio no corpo e na mente e, para isso, esse estudo milenar chinês pode ajudar muito a decorar o quarto de um adolescente, em pleno século 21. Para quem gosta, a madeira é uma boa opção, que simboliza o crescimento e a criatividade, presente em móveis, plantas e quadros de bambu. O fogo, que está associado ao desenvolvimento intelectual, pode ser encontrado nas luzes, na cor pink e nas velas. A terra proporciona confiabilidade ao adolescente e pode estar presente por meio da cor marrom dos armários. Já o metal, que simboliza sucesso nas escolhas, é encontrado na cor branca e em elementos arredondados. Finalmente a água, que representa a comunicação – e muitas vezes pode ser um problema para os adolescentes – pode estar presente por meio de uma fonte ou substituído por vidro ou espelho.
0 Comentários:
Postar um comentário
<< Home